Especialistas são categóricos: a tecnologia é um caminho indispensável e sem volta independentemente do tamanho ou do setor de uma empresa. E somente no campo das telecomunicações, são várias as soluções que podem impulsionar os seus negócios.
E como as novidades tecnológicas vão se sucedendo a cada ano, preparamos este artigo para listar algumas das principais tendência do setor das telecomunicações para 2023. Vamos lá:
Ampliação do 5G
Em 2022, o Brasil deixou de ter como geração de Internet móvel mais eficiente o 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou em português, “Compartilhamento Dinâmico de Espectro”), uma espécie de 4G turbinado.
Isso porque no mês de outubro, começou a operar por aqui o chamado 5G puro ou “5G de verdade”, que se trata de uma nova geração de Internet móvel.
Agora, 2023 será o ano de estabilização desta tecnologia no país. A estimativa atual é de que 50 milhões de brasileiros – a maioria quase absoluta morando nas capitais – já utilizam todas as vantagens do 5G.
E tal número vem crescendo, já que, somente neste início de ano, cerca de 420 cidades estão na fila para receber a tecnologia. Dentro deste total, estão empresas, que deverão utilizar a geração de Internet móvel em diferentes áreas, como infraestrutura de TI e cloud; experiência do cliente (CX); logística; e suprimentos.
Rede subterrânea
A rede de cabos de Internet mais comum no Brasil é a aérea, que passa por postes. Entretanto, já existe por aqui a rede subterrânea, que como o nome já diz, é mais comum ter instalações abaixo do nível do solo. Atualmente, são mais usadas por usinas de geração de energia, indústrias de grande porte e distribuidoras de rede elétrica. Mas esse cenário deve mudar nos próximos anos.
Sobre as vantagens oferecidas pela rede subterrânea, a maioria está relacionada ao fato de os cabos não ficarem expostos. Por exemplo, melhor estética, maior proteção e menores custos com manutenção.
Rede neutra
Também conhecida como rede compartilhada, a rede neutra de banda larga é vista por peritos como uma ferramenta revolucionária na indústria de telecomunicações.
Resumidamente, trata-se do compartilhamento de toda a transmissão e distribuição dos dados de Internet. Ou seja, da fonte até o dispositivo do usuário.
Isso inclui a infraestrutura de conexão da rede nacional com os cabos submarinos; e a conexão do modem do cliente com os terminais nos postes de rua.
Tecnologia sustentável
Segundo pesquisas, até 2025, 50% das empresas no mundo devem estar alinhadas à métrica ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), que estimula valores ambientais, sociais e de governança, sempre em sintonia com a tecnologia.
Isso significa que nos próximos anos, para sobreviver, as empresas deverão adotar soluções tecnológicas que priorizem os cuidados com o meio ambiente; o bem-estar dos colaboradores e a preocupação com os direitos humanos; além dos princípios empresariais.
Plataformas de nuvem
Nuvens são uma tendência devido à sua capacidade de se adaptar às mais diferentes áreas de trabalho. Com funcionalidades personalizadas e específicas, esse serviço permite uma empresa, por exemplo, reduzir custos, aumentar a produtividade e criar oportunidades de inovação.
Comments