Para a distribuição do serviço de internet e telefonia, provedores de internet e operadoras de telefonia utilizam o compartilhamento de postes da rede de energia elétrica para estabelecer a sua rede de telecomunicações.
O compartilhamento de postes faz parte da rede aérea de distribuição de energia elétrica.
Nesse artigo, vamos te explicar o que são as redes aérea e subterrânea de energia elétrica e transmissão de dados e internet, e como funciona cada uma.
Redes de distribuição
A rede de distribuição é dividida entre baixa, média e alta tensão de energia e existem 4 principais formas de distribuição que são: rede de distribuição área convencional, rede de distribuição área compacta, rede de distribuição área isolada e a rede de distribuição subterrânea.
Rede aérea
A rede aérea é a mais utilizada pelas concessionárias de energia elétrica no Brasil, sendo também mais barata em relação a rede subterrânea.
Nela temos:
Rede de distribuição convencional: passagem de cabeamento sem isolamento através de postes, que podem causar complicações e curtos-circuitos.
Rede de distribuição compacta: passagem de cabeamento encapado, mas não isolado (não isola o campo eletromagnético)
Rede de distribuição isolada: passagem de cabeamento isolado, com maior segurança, eficiência e maior custo.
Rede subterrânea
A rede subterrânea é uma das propostas para o futuro da distribuição de energia elétrica e da telefonia.
Já existente em grandes metrópoles e conhecida por ser um sistema de distribuição mais caro em relação a rede aérea, a rede subterrânea é preferência no quesito da estética e da segurança.
Um exemplo é a obra do trecho da Orla de Ondina realizada pela concessionária Coelba.
Além da rede de distribuição pública, pode também ser uma opção para grandes condomínios residenciais e resorts para distribuição de energia, telefonia e dados.
Comentários