De acordo com a Oracle, “a Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.”
Basicamente, é a interconexão de objetos físicos através da internet e o seu principal resultado é a automatização de atividades e maior controle desses objetos. Além disso, a era do IoT já está presente em diversos setores.
IoT em sistemas de alerta e monitoramento: os sensores trouxeram avanços para o setor da segurança através da detecção de movimento, por exemplo, onde sistemas de alertas são ativados e enviam informações para equipes de segurança. Essa solução pode ser aplicada em diversos negócios como: hospitais, hotéis, condomínios residenciais e empresariais, residências, comércios, bancos e muitos outros.
IoT no trabalho industrial (IIoT): o IIoT (Industrial Internet of Things) traz para a indústria a redução de custos e de manutenção, a prevenção de acidentes e o monitoramento da produção. É possível, por exemplo, ter a assertividade e o acompanhamento da produção através de tecnologias como RFID (Radio Frequency Identification).
IoT e o setor de telecomunicações: a propagação da Internet das Coisas aumenta diretamente a necessidade de mais velocidade de internet, principalmente com a chegada da tecnologia do 5G, possibilitando a expansão de negócios para operadoras e provedores de internet.
Por fim, podemos pensar em diversos pontos do cotidiano onde a IoT já está presente e o seu crescimento é uma certeza. A Telemap está presente nesse avanço prestando serviços para diversos setores na implementação de novas tecnologias para telecomunicações, segurança, eletricidade e manutenção.
Comments