top of page

Normas Regulamentadoras: por que é importante segui-las



Por mais que muita gente insista em pensar o contrário, as Normas Regulamentadoras são de extrema importância em qualquer ambiente de trabalho. São elas que, se postas em prática, garantem a saúde e a segurança dos colaboradores de uma empresa. Por isso, é fundamental que os empregadores estejam atentos ao cumprimento das NRs – como são informalmente chamadas – em seus empreendimentos.


Baseadas na Lei n° 6.514/77, as Normas Regulamentadoras proporcionam diversas finalidades que tornam o dia a dia de uma empresa mais seguro não só para os funcionários, mas também para a saúde financeira da própria companhia. Afinal, é inegável que acidentes, falhas de produção e processos trabalhistas – ocorrências que as NRs ajudam a prevenir – fazem mal às finanças de qualquer um.


Desta forma, para você que tem um empreendimento, trazemos aqui algumas Normas Regulamentadoras – mais especificamente aquelas que dizem respeito a cabeamentos e redes elétricas em geral – que podem fazer a diferença. Confira abaixo um artigo resumido e atualizado, já que NRs estão sempre passando por aperfeiçoamentos.




Norma ABNT 15.214/05


É a norma que retifica a errata nº 1 de 11 de dezembro de 2006. Ela define requisitos e condições técnicas mínimas para compartilhamento com redes de telecomunicações de redes de distribuição aérea e subterrânea de energia elétrica, nas tensões nominais até 34,5 kV.


NBR 14565


Trata-se do texto que auxilia projetistas e instaladores de cabeamento estruturado para as melhores práticas de instalação deste tipo de sistema para uso em um ou mais edifícios comerciais ou até em data centers. Atende tanto cabeamentos metálicos, quanto ópticos.


NBR 5434


O objetivo desta norma é padronizar estruturas de redes de distribuição aérea urbana. Vale para sistemas monofásicos e trifásicos para diferentes tensões nominais primárias. Por exemplo, 13,8 kV e 34,5 kV. Também é indicada para tensão nominal de 23 kV.


NR 10


Em suma, a NR 10 busca salvaguardar profissionais que trabalham com instalações elétricas e serviços com eletricidade – direta ou indiretamente. Se aplica a diferentes etapas, como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.


NR 35


Esta norma institui requisitos e medidas de prevenção para quem trabalha em alturas – por exemplo, postes de rede de energia elétrica. Suas determinações passam por diferentes fases, desde o planejamento até a execução a fim de proteger colaboradores que realizem atividades em níveis acima de 2m (dois metros) do nível inferior e que ofereçam risco de queda.


Nor.Distribu-Enge-0064


Uma norma cujo foco está no cumprimento de critérios para aprovação de projetos de uso compartilhado de postes da rede de distribuição aérea de energia elétrica até 34,5 kV. Devem estar atentas a esta norma prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo.


Conclusão


Mais do que importante, é obrigatório por lei estar de acordo com as Normas Regulamentadoras. E como se trata de um tema complexo, além de indispensável, é recomendado que se procure uma empresa especializada para buscar as orientações e serviços adequados.

Comments


Receba conteúdos semanais da Telemap no seu e-mail

Obrigado(a)

bottom of page